Últimos dias!

VT Indica: 10 livros lidos em 2013

07.01.2014 | em VT Indica

dia-leitor-melhores-livros-2013

O VT Indica normalmente é publicado às quartas-feiras (confira a programação do VT), mas, como hoje é o Dia do Leitor, achei que seria uma ótima oportunidade de fazer uma lista com os meus livros preferidos de 2013. Vale notar que nem todos foram necessariamente publicados no ano passado, e sim lidos nesse período.

Pra ficar bem eclético, distribuí a lista em 3 grupos: Carreira, Ficção e Quadrinhos. Dá só uma olhada.

 

10 livros lidos em 2013

 

Carreira

São tantas as opções nessa área! Mas eu preferi focar nas que eram mais voltadas para o público jovem, ainda iniciando a vida profissional. Confiram!

 

Manual para Sonhadores

Foi a minha primeira leitura de 2013. Fiquei tão empolgada que tratei de publicar logo uma resenha aqui no blog. E o mais legal foi que eu terminei conhecendo a Nathalie Trutmann, autora da obra, no CPEJE. Batemos um papo e eu ainda ganhei um exemplar autografado, me parabenizando pelo trabalho desenvolvido no VT!

 

Cansei de Sofrer no Trabalho

Tomei conhecimento deste livro depois de ler alguns textos de sua autora, a Denise de Moura. Trocamos contatos que renderam o sorteio de 2 volumes! Além do tema central, há capítulos sobre trainee e feedback. Leia o artigo para saber mais.

 

Procuram-se Super Heróis

A história da Bel Pesce, heroína que escreveu esse guia, já é por si só uma inspiração para qualquer jovem. A empreendedora brasileira estudou no MIT, trabalhou no Google e fundou diversas startups. Só que o mais bacana da Bel é o seu talento para compartilhar tudo o que aprende, seja por livros, cursos ou um singelo caderninho. E olha, fiquem ligados, porque vem sorteio por aí!

 

Ficção

Este ano irá ficar marcado como o primeiro em que eu li mais ebooks do que livros físicos. E, no caso das obras de ficção, todas as versões que li, além de virtuais (por isso não estão na foto), foram lidas em inglês, para praticar o idioma.

 

As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)

Eu vi o filme antes de ler o livro (a trilha sonora é fantástica) e fiquei muito contente com a qualidade da adaptação, talvez pelo fato de o próprio autor ter sido o roteirista e diretor da película. A história mostra o amadurecimento de um jovem de 15 anos em seu primeiro ano de High School, tratando com sensibilidade e delicadeza temas que vão de amizade a tabus e outros assuntos difíceis de se abordar.

 

Jogos Vorazes: Em Chamas (Suzanne Collins)

Acho que já ficou meio óbvio que eu gosto de ler histórias que foram adaptadas para a telona, não é mesmo? E, tenho de confessar, adoro livros teens (desde que “inteligentes”, para excluir certas sagas). Acho que a autora teve um grande mérito em conseguir fazer uma obra sobre um futuro distópico voltada para jovens ter tanto sucesso. Até me deu vontade de reler clássicos do gênero, como 1984 e Admirável Mundo Novo.

 

A Culpa é das Estrelas (John Green)

Essa obra tem uma curiosidade: é que o autor tem um canal no Youtube chamado vlogbrothers (se você conseguir entender metade do que ele fala, não precisa nem se preocupar com os testes de inglês para trainee). E daí, em um dos vídeos, ele prometeu autografar todos os exemplares que fossem vendidos na pré-venda. Ele só não esperava ter que assinar 150 mil deles! E aí o coitado do John teve de montar um esquema de 10 horas por dia para dar conta de tantas assinaturas (e fez um vídeo divertidíssimo sobre essa insanidade). O resultado é que o livro se tornou um best-seller antes mesmo de seu lançamento e também vai “virar filme”. #nerdpower #rules

 

Quadrinhos

Quem acessa o VT com frequência já deve ter notado que eu tenho uma certa afinidade com quadrinhos e tiras (#dica: há uma categoria no blog chamada VTirinhas). Então, é lógico que não podia faltar algumas indicações desse gênero nesse top 10, né? Vamos a elas.

 

Turma da Mônica: Laços (Vitor e Lu Cafaggi)

Não vou nem me atrever a comentar. Em vez disso, os deixo em boas mãos, com a excelente crítica do Bruno Alves, do Geek Café. Apenas um complemento: Já saiu a notícia de que essa obra-prima irá se tornar um longa de animação! Arrumando um afilhado/priminho/desculpa para ir ver no cinema em 3, 2, 1…

 

O Monstro (Fábio Coala)

O que dizer de uma Graphic Novel aguardada ansiosamente por meses a fio? Com muito orgulho, ajudei a financiar o projeto no Catarse. De todos os sites de tiras que eu acompanho, o Mentirinhas é um dos mais queridos e o Monstro é disparado o meu personagem favorito. Não foram poucas as sextas-feiras em que meus olhos se encheram de lágrimas diante da tela do PC. Como se trata de um projeto independente, esta HQ não está à venda nas livrarias. Seguem instruções de como comprar o livro O Monstro (e o bichinho de pelúcia!).

 

MSP 50: Novos Artistas

Eu adoro a proposta dessa série, que, distribuída em 3 livros, divulgou o trabalho de 150 artistas brasileiros. Escolhi esse volume para homenagear alguns quadrinistas que acompanho já há algum tempo via webcomics, como o Will Leite (Will Tirando), Carlos Ruas (Um Sábado Qualquer) e a Samanta Flôr (Cornflake). Em 2014 eu pretendo conferir os outros volumes da coleção.

 

Extra: Crônicas

 

Já Matei por Menos

E para fechar essa lista com 10 indicações, gostaria de fazer uma menção à coletânea de textos da jovem autora Juliana Cunha, do blog e livro homônimo Já Matei Por Menos. Apesar de não ser tão conhecida no mainstream, ela é bastante talentosa e já escreveu para jornais de grande circulação, como a Folha de SP. Recomendo a leitura do blog, com seus artigos cheios de fina ironia e que, caso goste, compre o livro, que também é de uma editora independente. Ah! E ele não está na foto porque está emprestado a uma amiga (que por sinal está adorando).

 

Leituras para 2014

Opa, Cíntia! Mas peraí: o que a biografia de Steve Jobs (por Walter Isaacson) e As Crônicas de Gelo e Fogo (Gerra dos Tronos) estão fazendo na foto se você não falou delas na lista?

Elementar, meu caro leitor: Hoje, mais cedo, pedi sugestões a leitores como você em nossa FanPage, e o Jefferson Barros indicou esses livros, que eu ainda não li mas já encontrei aqui na estante (valeu, maridão!)

Nós ainda recebemos outras recomendações, e por isso eu já estou preparando a lista de Leituras para 2014!

Seria ótimo se você pudesse contribuir também. Para isso, basta fazer a sua sugestão nos comentários.

Por hoje é só. Uma boa leitura e até a próxima!

Compartilhe!

Cíntia Reinaux

Cíntia Reinaux tem 30 anos e um orgulho danado de ser pernambucana. A administradora apaixonada por RH criou o Vida de Trainee em fevereiro de 2010. Desde então, dedica parte de seu tempo para ajudar outros jovens como ela a refletir sobre suas carreiras.

Twitter - Facebook - Google Plus - Linked In - RSS
Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!