Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Tem vaga de trainee para tecnólogo?

03.01.2013 | em Carreira

O Vida de Trainee em breve completará 3 anos (viva!) e, desde sua criação, há uma pergunta recorrente entre os leitores: trainee aceita tecnólogo?

Eu já falei um pouco sobre essa questão na Palestra do VT sobre Perfil e Pré-Requisitos, mas percebi que já era hora de escrever um artigo sobre o tema.

Antes de responder esta pergunta, no entanto, é importante esclarecer alguns pontos.

 

Tecnólogo não é o mesmo que Técnico

O curso para formação como tecnólogo é reconhecido por lei como graduação de nível superior. Já o curso técnico é apenas profissionalizante e possui nível equivalente ao Ensino Médio.

Em geral, os cursos técnicos possuem duração de até 2 anos, enquanto que o período das graduações tecnológicas é de 2 a 3 anos.

 

Qual a diferença entre bacharel e tecnólogo?

Atualmente, o MEC reconhece 3 tipos equivalentes de graduações de nível superior:

  • Licenciatura: voltada principalmente para pessoas com vocação para ensinar, que desejam transmitir o conteúdo aprendido.
  • Bacharelado: formação ampla e generalista, com duração de 4 a 6 anos, que permite escolha posterior da área de atuação. Por exemplo, quem cursa Administração de Empresas pode atuar em Marketing, RH, Finanças, Logística etc.
  • Tecnologia (título de tecnólogo): curso específico, voltado para a formação de especialistas, com duração média de 2 a 3 anos. Por ser focado em uma única área (ex: Logística), é recomendado para quem não tem dúvidas sobre que carreira pretende seguir.

 

Tem vaga de trainee para tecnólogo?

Mas afinal de contas, os programas de trainee aceitam ou não aceitam tecnólogos?

A boa notícia é que, de um modo geral, as empresas estão gradualmente aceitando cada vez mais essa formação. A má notícia é que a maioria ainda não aceita cursos de tecnologia para o cargo de trainee.

É preciso entender que, em geral, os programas de trainee são voltados para perfis generalistas e, como foi dito acima, o curso tecnólogo produz especialistas.

Ainda assim, a tendência é que esta aceitação aumente, tanto pela necessidade (apagão de talentos) como por novos programas de trainee que estão surgindo voltados para perfis específicos.

Para aumentar as suas chances, a minha dica é que busque complementar a sua qualificação com uma pós-graduação ou MBA.

 

Como saber se o programa de trainee aceita tecnólogo?

Algumas organizações incluem os tipos de graduação aceitos na descrição dos pré-requisitos:

  • Bacharelado em…
  • Graduação mínima de 4 anos em…
  • Graduação (inclusive tecnólogos) em…

Infelizmente, na maioria das vezes esse dado ainda não é informado. Para esses casos, recomendo que entre em contato com a empresa ou consultoria responsável pelo processo seletivo para tirar essa dúvida.

 

Quais empresas aceitam tecnólogos em seus programas de trainee?

Tenho uma proposta para vocês: que tal montarmos neste espaço uma base com a lista das empresas que aceitam tecnólogos em seus programas de trainee?

Para dar o pontapé inicial, fiz um levantamento rápido no histórico de Programas de Trainee:

  • Centauro
  • Energisa
  • Saint-Gobain

Conto com o apoio de vocês para fazermos esta lista crescer. Não deixem de enviar comentários com mais empresas.

 

Saiba Mais

Para finalizar, segue vídeo do quadro Emprego de A a Z, exibido pelo Fantástico, que traz a opinião de Max Gehringer sobre as vantagens e desvantagens dos cursos tecnólogos.

Compartilhe!

Cíntia Reinaux

Cíntia Reinaux tem 32 anos e um orgulho danado de ser pernambucana. Há 7 anos dedica uma parte de seu tempo para preparar jovens para o mercado, por meio do Vida de Traine e de seu trabalho como coach e mentora de carreira.

Twitter - Facebook - Google Plus - Linked In - RSS
Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!