Pergunte ao VT

Digite esse código:

Também desejo receber novidades do VT por e-mail

Preencha os campos marcados

Pergunta feita com sucesso, aguarde o nosso contato!

Últimas Perguntas Respondidas

  • Cyquest Unilever

    30.09.2014 | Leonardo Clem Pires

    Boa tarde, Fiz minha inscrição para Trainee Unilever e há alguns dias fiz o Cyquest, sabem dizer o que exatamente é avaliado? pois na parte lógica e matemática dos testes são cerca de 30 segundos para resposta, e não há tempo hábil para sequer raciocinar, acredito que seja alguma coisa diferente do número de acertos, visto que no e-mail eles falam em avaliação "qualitativa". De toda forma, na medida do possível acho que me sai bem.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 02/10/2014

    Olá, Leo!

    De fato esse jogo tem uma avaliação um pouco diferente. É sabido que não há tempo suficiente, mas um dos objetivos desse tipo de teste é observar como você lida com pressão, sua capacidade analítica e de raciocinar rapidamente e assim por diante.

    Abraços e boa sorte

  • Minha História – Estágio Odebrecht

    29.09.2014 | caroline meira

    Olá, me inscrevi no processo seletivo para estágios na Odebrecht, após a conclusão da inscrição me mandaram alguns emails de etapas a serem concluídas, dentre elas o TERP, o local de interesse e uma ficha complementar chamada minha história. Segundo o email, tenho 6 passos para contar a minha história de vida contando com seis fotos de preferencia acervo pessoal. Tenho até dia 2 para mandar pronto, mas estou completamente em dúvida do que devo escrever, que tipo de fotos devo anexar. Alguém pode me ajudar? Grata, Caroline.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 02/10/2014

    Olá, Carol!

    Acredito que o seu prazo já tenha expirado, mas, ainda assim, a ideia é que você reflita sobre todas as suas experiências até hoje e faça uma lista daquelas que foram mais significativas, seus aprendizados, resultados etc. A partir dessa lista você seleciona os pontos mais importantes e monta a sua história e então, finalmente, escolhe fotos que ajudem a ilustrar esses momentos. Pode ter sido a mudança de cidade quando você ainda era criança, o início da faculdade etc. A empresa só quer te conhecer um pouco melhor, por isso, mostre a eles o que é importante para você, quais são seus valores e características, experiências marcantes, enfim, tudo que ajude a dar indicações de quem você é.

    Abraços e boa sorte

  • Fim do Programa

    25.09.2014 | Rebecca

    Sou trainee e estou entrando nos últimos 2 meses de programa, quando começam as conversas sobre cargo e salário. Gostaria de saber como posso fazer para negociar o aumento e a proposta de cargo, já que minha empresa não divulga uma avaliação específica dos trainees ao longo do programa e a efetivação não vai "casar" com a avaliação de desempenho que a empresa faz. O que posso usar como argumento? Como posso falar do meu desempenho? Obrigada.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 29/09/2014

    Olá Rebecca!

    Embora você não tenha participado de nenhuma avaliação oficial, imagino que tenha recebido feedbacks informais ao longo desse período, tanto do próprio chefe, como do RH, colegas e outras pessoas com quem se relacionou. Além disso, você deve ter participado também de diversos projetos e outras ações desafiadoras. Quais foram os resultados obtidos? Quais foram as melhorias que você trouxe em processos e outras atividades que desempenhava? Imagine, por exemplo, que você otimizou uma planilha, fazendo com que certo tipo de relatório fosse gerado de forma mais rápida e eficiente. Reúna tudo isso e utilize como argumento.

    Como dica, recomendo que faça esse exercício periodicamente: “o que eu fiz de mais significativo no mês que passou?”. Algo que pode ajudar é ter uma pasta de “elogios” no seu e-mail. Sempre que alguém lhe responder um e-mail elogiando pela organização, pelo relatório ou qualquer atividade que tenha sido realizada, coloque uma cópia nessa pastinha. Daí é só consultar a pasta de tempos em tempos para relembrar suas ações de maior impacto e repercussão.

    Abraços
    Cíntia

  • Início dos Programas de Trainee

    19.09.2014 | Juliana

    Oi, eu gostaria de me inscrever nos processos de trainees que estão em aberto, porém existe a possibilidade que eu vá para o exterior no meio de janeiro de 2015 e volte em um mês para fazer um curso de inglês. Queria saber se isso pode ser um empecilho caso eu seja aprovada, pois vi que grande parte dos programas tem início marcado para janeiro de 2015. Muito obrigada, Juliana

    Resposta por Cíntia Reinaux - 29/09/2014

    Oi Juliana,

    Nesse caso vejo duas alternativas:
    1) “Mirar” nos programas com início a partir de fevereiro de 2015
    2) Considerar a possibilidade de cancelar a viagem

    Nesse tipo de programa, todos os trainees começam juntos, no mesmo dia, e o primeiro mês costuma ser voltado para uma integração bastante intensa, em que são apresentadas todas as áreas, muitas vezes pelos próprios diretores. Já outras empresas dedicam esse período a uma série de treinamentos para “nivelar” a turma, de modo que todos tenham um mesmo embasamento.

    O fato é que, seja como for, há muito “conteúdo” nesse período, e acho difícil a empresa ter essa flexibilidade para você só entrar um mês depois de todo mundo.

    Qual é a sua prioridade nesse momento? Recomendo que reflita bem sobre isso antes de tomar a sua decisão.

    Abraços
    Cíntia

  • Formatura e trainee

    16.09.2014 | João

    Bom dia! Pretendo me formar agora em Dez/2014 e a maioria dos programas de trainees é para esta previsão de formatura. A minha pergunta é: Se eu participar dos processos seletivos, for aprovado, mas por algum motivo não me forme (reprove uma matéria, por exemplo), o que aconteceria, qual seria a posição das empresas?

    Resposta por Cíntia Reinaux - 29/09/2014

    Olá, João!

    As empresas de fato precisam que o período solicitado para formatura seja cumprido à risca. Ainda que em janeiro do ano que vem você ainda não tenha colado grau, por exemplo, é essencial que não tenha mais nenhum tipo de pendência com a faculdade, pois como trainee você irá trabalhar 8 horas por dia e certamente terá que fazer várias viagens, ou mesmo se mudar de cidade, de modo que seria inviável continuar a frequentar aulas.

    Abraços
    Cíntia

Página 1 de 512345