Pergunte ao VT

Nesta seção do blog você poderá fazer perguntas sobre processos seletivos, mercado de trabalho e tudo o mais que possa enriquecer o nosso diálogo.

Farei o possível para responder a todas as perguntas, sempre lembrando que não sou nenhuma expert no assunto, mas acredito que é trocando ideias que encontramos alternativas para o que nos intriga e muitas vezes nos aflige.

Para participar, basta preencher o formulário e acompanhar as respostas listadas abaixo desta seção. Como muitas das dúvidas são compartilhadas por boa parte dos candidatos, publicarei as respostas na página principal do blog, na categoria VT Responde.

Então vamos lá!

Também desejo receber novidades do VT por e-mail

Preencha os campos marcados

Pergunta feita com sucesso, aguarde o nosso contato!

Últimas Perguntas Respondidas

  • Problemas no estágio

    10.07.2014 | André Felipe

    VT, Estou num estágio há 3 meses na área financeira. Demorei muito para conseguir este estágio. Faço administração de empresas em Recife, Pernambuco numa faculdade pública bem conceituada. Antes dele, participei de alguns estágios de férias da Odebrecht (de curta duração). Foram bons estágios, entretanto, não tive uma experiência sólida (e sobretudo contínua) na minha área. O fato é que não estou gostando deste meu atual estágio. Estou lá há 3 meses e sinto que não estou conseguindo aprender (no ritmo que meus superiores gostariam). Sinto que eu não estou agradando com o meu desempenho. Meu superior imediato já não tem tanta paciência para me explicar as coisas e eu já estou começando a "travar". Muitas das coisas eu não vi na faculdade e não consigo aprender sozinho (olhando o que ele já fez e replicar). Também estou tentando entender o que não consigo olhando na internet, mas isso demora um tempo (o que me torna improdutivo, num estágio de 4h). O que eu faço? Tenho medo de sair desse estágio e demorar pra achar outro. Me formo no fim deste ano. Quem vai querer empregar alguém que nunca trabalhou e teve efêmeras experiências de estágio? Estou me esforçando, mas não sei o que fazer...

    Resposta por Cíntia Reinaux - 10/07/2014

    Olá, André!

    Puxa, essa é mesmo uma situação difícil! Depois de finalmente conseguir uma vaga de estágio, sentir que o seu desempenho não esta à altura do esperado é realmente frustrante.

    No que você tem sentido dificuldade exatamente? Seria em cumprir prazos? Pode ser o caso de negociar com o gestor. Seria em ferramentas, como o Excel? Fazer um curso lhe ajudaria bastante. São as atividades em si? Não teria mais ninguém para lhe ajudar além do gestor? Um outro estagiário ou mesmo um analista?

    Você mencionou que o seu estágio é de 4 horas. De repente pode haver um outro estagiário em seu setor no outro expediente. Agora, no período de férias, você poderia sugerir ir algumas vezes nesse outro horário para pegar melhor as atividades com o outro estagiário. Ou mesmo passar um tempo chegando mais cedo ou indo embora mais tarde, já que não afetaria seus estudos, para tentar pegar o ritmo.

    Uma dica é sempre anotar tudo. Quando alguém lhe ensinar a fazer algo, anote todo o passo a passo, para não ter de perguntar novamente. As pessoas até são disponíveis em explicar, mas não gostam de estar repetindo explicações.

    Todo trabalho possui uma curva de aprendizagem. Alguns, pela sua complexidade, pedem um período maior para esse aprendizado. Passada essa fase, é que as coisas “engrenam” e você “deslancha”. Os bons gestores compreendem que há um tempo de adaptação.

    Você pode até começar a procurar outra vaga de estágio, mas recomendo que nesse intervalo faça o esforço de continuar onde está. Quem sabe? Você pode até gostar desse estágio depois dessa fase difícil.

    De todo modo, as suas chances de encontrar algo aumentam se você ainda estiver trabalhando. É sempre mais difícil ser contratado quando se está fora do mercado.

    Abraços e boa sorte!

    Cíntia Reinaux

  • Intercâmbio ou Trainee

    08.07.2014 | Roberval Silva

    Boa tarde ! Em dezembro/2014 fará um ano que sou formado em Engenharia. Me inscrevi em alguns processos seletivos para Trainee. A maioria irá iniciar em 2015. Eu estou fazendo cotações para fazer intercâmbio, para pelo menos 6 meses. Minha dúvida é a seguinte: 1° - Se eu fizer o intercâmbio e ficar 1 ano fora, irá passar o prazo de 2 anos para me inscrever e participar de programas de Trainee. Vocês aconselham eu fazer o intercâmbio por mais de 6 meses ? 2° O que seria mais importante para a minha área (Engenharia) , a experiência internacional ou entrar num programa de Trainee? Quero muito fazer o intercâmbio, mas ainda não me decidi de quanto tempo ficar, por conta dos pragramas de Trainee. Desde já, fico grato!

    Resposta por Cíntia Reinaux - 08/07/2014

    Olá, Roberval!

    Essa é uma dúvida bastante comum. O que sempre aconselho é que avalie os seus objetivos de carreira e pese prós e contras.

    Se você fizer o intercâmbio agora, não poderá participar dos processos, por conta das etapas presenciais. E, a depender da época que voltar, ficará de fora de vários processos, pois a maioria não aceita formados há mais de 2 anos (utilize nossa busca para descobrir os que aceitam).

    Por outro lado, se você entrar em um programa de trainee agora, ou mesmo em um cargo efetivo, isso comprometerá a sua possibilidade de fazer um intercâmbio no futuro, principalmente de longa duração.

    Em relação a benefícios para a carreira, todos sabem que o programa de trainee lhe prepara para assumir posições de liderança, o que normalmente contribui para que você tenha um crescimento mais acelerado. Mas vale lembrar que o trainee não é um fim em si mesmo, e sim apenas um dos meios para você evoluir em sua carreira.

    Já o intercâmbio é o tipo de experiência de vida que traz um amadurecimento e desenvolvimento pessoal incomparáveis. No entanto, o impacto prático na carreira se reflete mais no longo prazo do que no curto e no médio.

    Assim, recomendo que converse com parentes e amigos, pessoas que passaram por ambas as experiências e também que avalie os seus próprios planos. Que tipo de intercâmbio você gostaria de fazer (onde, como, por quanto tempo) e também os motivos que lhe fazem procurar uma vaga de trainee, em quais empresas, de que segmentos, com que tipo de cultura etc.

    Abraços e sucesso,

    Cíntia Reinaux

Página 1 de 11