Pergunte ao VT

Nesta seção do blog você poderá fazer perguntas sobre processos seletivos, mercado de trabalho e tudo o mais que possa enriquecer o nosso diálogo.

Farei o possível para responder a todas as perguntas, sempre lembrando que não sou nenhuma expert no assunto, mas acredito que é trocando ideias que encontramos alternativas para o que nos intriga e muitas vezes nos aflige.

Para participar, basta preencher o formulário e acompanhar as respostas listadas abaixo desta seção. Como muitas das dúvidas são compartilhadas por boa parte dos candidatos, publicarei as respostas na página principal do blog, na categoria VT Responde.

Então vamos lá!

Digite esse código:

Também desejo receber novidades do VT por e-mail

Preencha os campos marcados

Pergunta feita com sucesso, aguarde o nosso contato!

Últimas Perguntas Respondidas

  • Entrevista Online

    27.08.2014 | Heloisa Martin Mendes Pereira

    Cíntia irei fazer uma entrevista online para o Trainee Cyrela, dia 28/08 as 10h. No entanto ainda não recebi nenhuma informação sobre como acontecerá esse contato, se eu apenas devo entrar na minha conta do skype para entrevista e eles irão buscar meu email e fazer o contato. No dia o que exatamente eu preciso fazer, no caso basta eu estar logada na minha conta no horário marcado e eles irão me contatar?

    Resposta por Cíntia Reinaux - 27/08/2014

    Olá, Heloisa!

    Parabéns por ter sido convocada para essa fase! O e-mail não trazia nenhuma instrução? Recomendo que verifique no seu acesso de candidata se existe alguma instrução ou que procure entrar em contato com a consultoria/empresa para obter mais informações.

     

    Abraços
    Cíntia

  • TRAINEE AMBEV

    20.08.2014 | Felipe Harati

    Bom dia, Gostaria de saber se você sabe o que é cobrado na etapa: Individual Business Case, do Trainee Ambev? A entrevista do business case é em inglês? Existe alguma entrevista em inglês? Onde consigo mais informações sobre o trainee ambev que poderão me ajudar nas entrevistas e business case? Obrigado. Atenciosamente, Felipe Harati

    Resposta por Cíntia Reinaux - 21/08/2014

    Olá, Felipe!

    Até onde eu sei, os candidatos resolvem um estudo de caso nessa etapa, como se fosse na dinâmica de grupo, porém sem o grupo, apenas você. Para ficar por dentro de mais detalhes de programas específicos, recomendamos que participe do nosso grupo no Facebook, o Trainee Brasil: http://bit.ly/traineebrasil

    Abraços
    Cíntia

  • Demora do feedback

    18.08.2014 | Olivia

    Olá, VT! Participei da primeira fase de um processo de trainee de uma Big Four no começo de junho, mas até agora não recebi nenhum feedback. Ano passado participei do mesmo processo e fui até a última etapa e, por isso, me empenhei muito mais esse ano. Será que contato a empresa ou aguardo? Não sei o que fazer. Obrigada pela atenção!

    Resposta por Cíntia Reinaux - 19/08/2014

    Olá, Olivia!

    Pelo que vi, faz mais de um mês que você aguarda retorno, não é mesmo? Pode entrar em contato sim, nem que seja para ter uma nova previsão de resposta. Não é comum que demore tanto assim, mesmo considerando a Copa.

    De um modo geral, duas semanas é um período razoável para esperar e entrar em contato sobre retorno, a não ser que a empresa tenha passado algum tipo de cronograma.

    Abraços e boa sorte!
    Cíntia

  • Processo trainee

    17.08.2014 | Marina

    Bom dia. Gostaria de saber se já foi aberto o trainee da GE para esse semestre, pois não consegui encontrar informações sobre ele em sistes de busca. Obrigada.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 19/08/2014

    Olá, Marina!

    A GE ainda não abriu inscrições no segundo semestre. Tão logo tenhamos alguma novidade, divulgaremos aqui no blog.

    Abraços
    Cíntia

  • Viagens

    07.08.2014 | Mariah

    Bom dia! Tenho pesquisado um pouco ultimamente sobre os programas de trainee e percebi que muitas empresas colocam como pré-requisito a ser preenchido pelo candidato a "disponibilidade para viagens". Sei que cada empresa tem sua particularidade, mas essa disponibilidade seria para viajar com que freqüência? Vi um relato de um amigo que passava 3 meses ininterruptos viajando e gostaria de saber se costuma ser assim em outros locais. Sou de Recife, acabei de me formar em direito, e estou com dificuldades de encontrar vagas de trainee em empresas com escritório em Pernambuco e que não requeiram de mim a disponibilidade para passar meses seguidos viajando. Se você pudesse me indicar alguma (se é que existe), eu agradeceria muito.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 19/08/2014

    Olá, Mariah!

    De fato, a disponibilidade para viagens e mudança é requisito básico para a maior parte dos programas de trainee. Durante o programa o trainee costuma viajar bastante para conhecer fábricas e outras unidades da empresa. Além disso, precisa estar sempre disponível para ser transferido. A proposta desse tipo de programa é o crescimento acelerado, e isso só é possível quando a pessoa está disposta a se mudar para o lugar onde abriu a nova posição. Se a pessoa pretende ficar sempre no mesmo local, precisa também entender que só terá uma promoção quando houver uma oportunidade naquele local específico.

    Não há muitos escritórios de advocacia com programas de trainee e, quando eles possuem, são bem menos robustos que aqueles oferecidos por grandes multinacionais.

    Se você não possui disponibilidade para se mudar e passar a residir em outro estado, recomendo que busque vagas efetivas tradicionais em sua região, pois qualquer programa de trainee exigirá isso de você.

     

    Abraços
    Cíntia

Página 1 de 212