Pergunte ao VT

Nesta seção do blog você poderá fazer perguntas sobre processos seletivos, mercado de trabalho e tudo o mais que possa enriquecer o nosso diálogo.

Farei o possível para responder a todas as perguntas, sempre lembrando que não sou nenhuma expert no assunto, mas acredito que é trocando ideias que encontramos alternativas para o que nos intriga e muitas vezes nos aflige.

Para participar, basta fazer comentários nessa seção. Como muitas das dúvidas são compartilhadas por boa parte dos candidatos, publicarei as respostas na página principal do blog, na categoria VT Responde.

Então vamos lá!

CompartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInBuffer this pageEmail this to someone
  • Dani

    Estou participando do processo seletivo da BDO Brazil, fiz entrevista com um dos sócios dia 09/04, ainda não obtive resposta. É normal q demore dias assim? Sendo a última etapa do processo?

  • Rosi Freitas

    Olá, tudo bem?
    Tenho 24 anos, estou fazendo programa de intercambio, irei voltar para o Brasil somente em 2015, sou formada desde 2012, ainda conseguirei me candidatar a vagas de trainee? Se estiver cursando um curso de pós-graduação poderei me candidatar
    Muito Obrigada!

  • Danieli Cordesco

    Oi Cintia, tudo bom?
    Li sobre a matéria de mitos e verdades sobre a seleção na análise de currículo pela faculdade. Eu faço publicidade e propaganda em uma particular chamada Uniseb. Sou bolsista. Se eu colocar que sou bolsista no currículo pode ser um diferencial?
    Estou com receio de “perder a oportunidade” pelo fato de não estudar em uma faculdade de “nome”. Estava pensando em fazer graduação de Marketing na USP futuramente, mas também acredito que é uma perda de tempo já que uma pós graduação conseguiria me especializar em marketing pelo fato de ser um segmento na publicidade e propaganda, portanto, eu devo fazer a segunda graduação em uma faculdade de nome como a USP ou uma pós graduação feita também em uma faculdade de nome como a FAAP, ESPM ou FUNDACE/USP seria suficiente para me destacar?

    Obrigada desde já.

  • Marcelo

    Boa noite Cintia,

    Minha empresa pode me contratar como Engenheiro Trainee faltando apresentar só o TCC? Tentei encontrar na legislação uma resposta e não achei.

    sds,

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Oi Marcelo! Não tenho muita experiência nessa área. Eu diria que, para o cargo de Engenheiro “mesmo”, para assinar documentos de obras (ou equivalente) como engenheiro, é necessário ter o CREA. Só que aí talvez a empresa esteja colocando o nome “trainee” como uma forma de dizer que você ainda está em aprendizado, como se você fosse um assistente ou analista, por exemplo. Abraços

  • Renata

    Olá Cíntia. Boa tarde. Fui convocada para a entrevista pessoal com os gestores na BDO. Gostaria de saber como é e se você possui alguma recomendação. Att.

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Oi Renata! A recomendação é sempre a mesma: estude bastante a empresa e revise todo o seu currículo, relembrando experiências e projetos importantes em cada momento de sua trajetória. Abraços!

  • Caroline

    Oi, Cintia!

    Desculpe-me pelo longo texto, é que é uma situação bastante específica.

    Eu comecei meu curso de administração esse ano e tenho fixa em mente a ideia de ser trainee ao final dele. No entanto, essa não é a minha primeira graduação! Sou formada em Letras, tenho inglês fluente e já fiz intercâmbio, mas não gosto de dar aulas e sempre quis atuar em uma área mais dinâmica. Descobri, através de uma experiência na universidade, o interesse pela Administração, e assim tracei meus objetivos para iniciar uma graduação na área.
    O meu medo é não saber como a graduação anterior, em Letras (e uma experiência profissional de estágio e aulas na área), poderá impactar na minha tentativa de ser trainee! Não sei até que ponto isso poderia me ajudar ou atrapalhar. O que você acha?

    Outra questão que me preocupa é a da idade. Terminarei a segunda graduação com cerca de 27/28 anos, o que acredito ser uma idade limite para os processos de trainee.

    Algum conselho? haha

    Agradeço muito se você puder responder!

    • Larissa

      Alguém sabe o valor do salário?

      • http://www.vidadetrainee.com Cintia

        Oi Larissa, a que salário você se refere?

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Olá Carol!

      Na verdade é bastante comum termos candidatos que se formaram primeiro em um curso e depois “mudaram de área”, iniciando uma nova graduação. A área de RH das empresas, particularmente a de Treinamento, costuma ter profissionais de Letras e Pedagogia, então de certo modo o seu curso ainda poderá ser aproveitado.

      A minha dica é que busque fazer estágios e atividades extracurriculares, bem como tentar ser efetivada ainda antes de concluir o curso, sem se prender a trainee.

      Não é nem por conta da idade, mas estamos falando de menos de meio porcento de aprovação, de modo que as chances são pequenas para todo mundo. De fato a sua idade será “limite” para diversos programas e, para outros, não.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  • Lidia

    Camila, me adiciona no whats app 013 – 9 9762 8065

  • Adriana

    Oi! O Trainee da Renner já está aberto e não está no calendário ;-)

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Olá, Adriana! Estamos montando uma força tarefa para atualizar todos os programas pendentes. Em breve teremos muitas novidades! Abraços

  • Camila

    Boa tarde,
    Fui convocada para o Laboratório de Competências do processo de Trainee da BDO, gostaria de saber se alguém já participou? Não faço ideia de como vai ser, é parecido com Dinâmica? Preciso de algumas dicas por favor!
    Obrigado ^.^

    • Lidia

      Camila, tbm fui convocada para a cidade de SP. Vc tbm irá pra lá? Tbm aguardo dicas!

      • Camila

        Vou pra SP também. Quando é o seu?
        Nunca participei de um Processo de Trainee, estou com um friozinho na barriga…

    • Talita

      Também fui convocada para o Laboratório de Competências da BDO e gostaria de saber como funciona.

      • http://www.vidadetrainee.com Cintia

        Olá, Talita! O Laboratório de Competências é bastante parecido com uma Dinâmica de Grupo. Aqui no blog há vários artigos sobre o tema. Recomendo que navegue pelas categorias ou utilize a nossa busca no canto superior direito. Abraços

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Olá, Camila! O Laboratório de Competências costuma ser bem parecido com as dinâmicas de grupo, pode dar uma lida sobre os artigos com esse tema no blog que assim você já terá uma boa noção de como funciona. Abraços

  • Thiago Monroe

    Olá pessoal!

    Curso duas graduações simultâneamente, direito e economia. Meu foco profissional é trabalhar em grandes empresas, em cargos executivos que façam parte da área de minha futura graduação. Devido a turbulência dos dois cursos, matutino e noturno, estagiar a tarde não é uma boa opção no momento. Acredito que com uma formação sólida, o certo seja buscar após o término dos cursos um bom trainee, porém, não terei prévia experiência. Essa falta pode ser um obstáculo? Agradeço a toda cooperação.

    • http://www.vidadetrainee.com Cintia

      Oi Thiago!

      Quando se faz dois cursos simultaneamente, é preciso saber explicar bem o motivo para a empresa, para deixar claro que faz parte de sua “estratégia”, e não simplesmente que você está “em dúvida”.

      Entendo como é complicado conciliar as duas formações, quem dirá fazer estágio! Mas vou dizer, conheço pessoas que conseguiram! Você não precisa ser um super-herói, mas eu recomendo que busque outras opções como Monitoria, Iniciação Científica, Empresa Júnior, Trabalho Voluntário, cursos de um modo geral e outras experiências que possam “compensar” o fato de não ter feito um estágio.

      Isso é importante inclusive para networking, pois é bom lembrar que menos de 0,5% dos candidatos são aprovados em programas de trainee. Logo, é mais do que recomendado ter um plano B não é mesmo?

      Abraços

      • Thiago Monroe

        Fazer dois cursos soa como insegurança para os recrutadores? Que critério dissonante. Não por fazê los, mas é difícil acreditar que seja um critério negativo por si só. Fiz trabalho voluntário na China, em uma instituição de auxílio à crianças autistas, logo em seguida trabalhei por 3 meses em uma trader chinesa, traduzindo emails e o site dela kkk É válido a experiência? Se sim, como posso apresentar ela aos recrutadores ? Estou sem os certificados, estavam em uma mala extraviada … O passaporte apenas é suficiente? Por último( aí deixo de abusar, prometo), experiências de estágio e trabalho apenas no período das férias de peso diferente? Obrigado pela atenção dispensada, é excelente poder ouvir uma opinião sólida !

      • http://www.vidadetrainee.com Cintia

        Oi Thiago,

        Fazer dois cursos por si só não soa como insegurança, mas muitos estudantes trocam de curso ou fazem mais de um por não terem definido o que querem. Não que isso esteja errado, pelo contrário, essa é uma fase de descoberta e é normal mudar de opinião. Mas é importante que, depois dessa fase de “tentativa” e “erro”, o jovem mostre que se encontrou, pois muitas empresas não gostam da ideia de serem feitas de “cobaia”. rs

        No seu caso, como esse foi o seu plano desde o início, não deverá ser um problema. Basta apresentar a sua estratégia.

        Não se preocupe por não ter estágio. Esse tipo de experiência que você teve, de fazer trabalho voluntário em um país do outro lado do mundo, é super valorizada. A empresa está buscando todo tipo de experiência, ela quer mesmo é ver que você é “desenrolado” e corre atrás. Não precisa de “comprovantes” para esse tipo de coisa. É muito difícil uma empresa pedir, a não ser em raros casos em que ela contrata uma consultoria para verificar referências.

        O estágio de férias não é menos valorizado, mas é importante deixar bem claro que foi uma experiência durante as férias, para não dar a impressão de que você “entrou e saiu” de um lugar com 1 ou 2 meses.

        Abraços

      • Thiago Monroe

        Agradeço a luz de conhecimento passada, trouxe me segurança. Desde que voltei a pátria, fiquei duvidoso a respeito do estágio e também do trabalho voluntário, logo que não estava com nenhum comprovante em mãos. Mas a partir de seus esclarecimentos estou seguro. Agradeço novamente!

      • http://www.vidadetrainee.com Cintia

        Sem problemas, Thiago. Boa sorte nos processos!