Pergunte ao VT

Nesta seção do blog você poderá fazer perguntas sobre processos seletivos, mercado de trabalho e tudo o mais que possa enriquecer o nosso diálogo.

Farei o possível para responder a todas as perguntas, sempre lembrando que não sou nenhuma expert no assunto, mas acredito que é trocando ideias que encontramos alternativas para o que nos intriga e muitas vezes nos aflige.

Para participar, basta preencher o formulário e acompanhar as respostas listadas abaixo desta seção. Como muitas das dúvidas são compartilhadas por boa parte dos candidatos, publicarei as respostas na página principal do blog, na categoria VT Responde.

Então vamos lá!

Digite esse código:

Também desejo receber novidades do VT por e-mail

Preencha os campos marcados

Pergunta feita com sucesso, aguarde o nosso contato!

Últimas Perguntas Respondidas

  • Vale a pena trocar por trainee?

    10.09.2014 | Leandro Fernandes

    Olá, bom dia! Eu trabalho em um clube de time grande, mas como todos times de futebol, sempre há atrasos de salários. A situação é a seguinte: eu vou em uma entrevista de trainee na área de analista de suporte, e por enquanto só sei que o salário é entre 1000 reais a 2000 reais. Sei que tem todos benefícios, exceto vale alimentação. Só que já trabalho na área há 1 ano, me formei em dezembro de 2013, e to planejando tirar certificações internacionais, pra depois arrumar algo melhor pra me desenvolver e com salário bem melhor. No clube, como analista de suporte, tiro 1.300 reais e vale almoço! Sem mais nenhum benefício. O lado bom é q ganho cerca de 110 a 150 reais por jogo (em casa) ou evento do clube, com um serviço extra. Lembrando que aqui não há oportunidade de crescimento, aliás aqui onde estou alocado, de funcionários de TI só tem eu. Então eu estudo por conta própria e já até montei um servidor sozinho aqui, levando em conta q estou iniciando na área. Aí vem a pergunta: É melhor ser um trainee, que prepara para o crescimento, e ganhar pouco, ou é melhor continuar aqui e aproveitar o dinheiro dos jogos e fazer cursos e certificações e depois arrumar algo melhor? Vale a pena mesmo ser um trainee pra minha situação?

    Resposta por Cíntia Reinaux - 12/09/2014

    Olá, Leandro!

    Talvez você esteja confundindo um pouco o que é “trainee”. Os programas de trainee são programas de liderança que costumam ser lançados anualmente pelas empresas. A intenção é que o trainee passe a conhecer bem o negócio por meio de rotações em diversas áreas e que seja preparado com diversos treinamentos técnicos e comportamentais, de modo que possa ocupar posições de liderança mais rapidamente do que por vias normais.

    Pelo que você descreveu, essa outra oportunidade tem apenas o nome “trainee”, mas não oferece as demais vantagens e características esperadas em um programa de trainee. Recomendo que analise bem ambas as oportunidades e o que será oferecido no novo emprego em relação a desenvolvimento e às atividades que você irá desempenhar.

    Dessa forma você poderá tomar a sua decisão de forma mais segura e consciente.

    Abraços

  • Trainee com mínimo de curso de 4 anos

    09.09.2014 | Leonardo Felipe

    Olá Estava lendo algum dos comentários aqui e vi que não tinha um falando sobre isso. Minha duvida é simples, estou terminando um curso de tecnólogo em gestão de T.I. agora no final de 2014 com duração de 3 anos e queria conseguir uma vaga de trainee na área. Mas olhando as vagas que se tem agora, as empresas só aceitam se o seu curso tiver mais de 4 anos de duração, a pergunta é exatamente essa. Isso é realmente levado a sério nas empresas? Eu deveria me inscrever mesmo sabendo disso ? Obrigado desde já.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 09/09/2014

    Olá, Leonardo!

    Infelizmente, a intenção da empresa é justamente essa: informar que tipos de curso superior são aceitos. Algumas listam “bacharelado”. Outras, expandem para “no mínimo 4 anos” para cobrir também licenciaturas por exemplo. O fato é que, quando esse tipo de critério aparece, isso quer dizer que a empresa não aceitará formação como tecnólogo.

    Como a sua formação é em T.I, eu diria que você está com um pouco mais de sorte. Procure observar a nomenclatura utilizada. Se surgirem apenas cursos como Ciência ou Engenharia da Computação, é sinal de que tecnólogos não entram. Já se aparecerem cursos como “Processamento de Dados” e “Análise de Sistemas” ou “cursos de TI” em geral, é sinal de que a empresa possui uma abertura maior (nem que seja apenas para a área de TI). É nesses casos que você “apostar” e se inscrever.

    Abraços

  • Época de formatura

    09.09.2014 | Lauren Castro

    Olá, Devido a algumas mudanças da grade na faculdade, restará apenar uma matéria para que eu possa formar. Sendo assim, irei formar em Junho/2015. Posso me cadastrar em trainees mesmo assim?

    Resposta por Cíntia Reinaux - 09/09/2014

    Olá, Lauren!

    A minha recomendação é de que sempre procure se inscrever apenas em programas os quais você cumpre os pré-requisitos. Se você só irá se formar em jun/2015 e o programa pede dez/2014, a ideia é que você aguarde um pouco mais que em breve novos programas irão abrir com o seu período de conclusão.

  • Fit challenge

    09.09.2014 | Bruna

    Boa tarde, Fiz o fit challenge da C&A e tirei em torno de 80%, gostaria de saber qual normalmente é o ponto de corte desse processo, já que fui bem nas provas de inglês e lógica.

    Resposta por Cíntia Reinaux - 09/09/2014

    Olá, Bruna!

    Infelizmente, não temos como responder a perguntas tão específicas. Cada empresa tem seu critério de pontuação e ranking. Recomendo que aguarde um pouco mais que em breve você receberá o resultado.

  • Processo da Nestlé para trainees

    09.09.2014 | Philippe Campos Marques SOares

    Gostaria de saber em qual das etapas, além da etapa online, é testado a fluência na língua inglesa. Obrigado

    Resposta por Cíntia Reinaux - 09/09/2014

    Olá, Philippe!

    Neste ano as etapas estão bem diferentes. Infelizmente, não temos informações sobre processos específicos. Recomendo que tire a sua dúvida com a consultoria e também que acompanhe as discussões no grupo do Facebook Trainee Brasil.

Página 1 de 41234