Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Entrevista com Renata Lunardi, Trainee TOTVS

16.12.2016 | em Carreira

Para a TOTVS, 2017 já começou. E o nosso programa de trainees está no ar. Inscreva-se e comece seu 2017 agora.Olá, pessoal!

Uma das maiores provedoras de ERP Suíte do mundo, a TOTVS está presente em 41 países, com uma receita líquida de mais de 2 bilhões de reais. E a boa notícia para quem quer fazer parte de uma das marcas mais valiosas do país é que as inscrições para o Trainee TOTVS 2017 estão abertas.

Em edições anteriores do programa, nós entrevistamos a Dani Cabral, executiva de RH responsável pelo projeto. Dessa vez, o nosso papo foi com a Renata Lunardi, que compartilhou a sua experiência como trainee TOTVS da turma 2016. Confiram!

 

Conte-nos um pouco sobre você e a sua trajetória.

Sou de Santos/SP, formada em julho/2015 em Engenharia de Produção na UNESP (campus Bauru). Eu sempre amei e pratiquei esportes. Fui atleta profissional de patinação artística por 5 anos e acredito que a disciplina necessária para esse nível foi o principal fator na construção da minha personalidade.

Antes de entrar na UNESP eu morei em Londres por 1 ano e meio. No período da faculdade fui presidente da Empresa Junior (Pro Junior) e trabalhei em duas grandes multinacionais.

 

O que te levou a optar por uma carreira de trainee?

Na faculdade, trabalhei em uma grande multinacional brasileira líder de mercado, e observei a importância que um trainee tinha na organização. Não era aquela coisa só “para inglês ver”: o trainee foi apresentado para toda a operação como uma aposta de futuro gerencial da empresa e era exigido como tal. Essa visão do papel do trainee me chamou muita atenção, e eu, como gosto de desafios, comecei a almejar ser trainee em uma companhia que compartilhasse dessa mesma cultura.

 

Como trainee, qual foi o maior desafio que você já enfrentou?

Como trainee eu enfrento desafios diários, estou alocada em um projeto que respondo diretamente a um VP (vice-presidente), ou seja, sua exigência é muito alta e os projetos são desafiadores.

 

Como é ser trainee em uma empresa de tecnologia? O fato dela ser brasileira faz a diferença?

Ser trainee em uma empresa de tecnologia é sensacional. Hoje em dia, mais do que nunca, tudo o que fazemos está relacionado à tecnologia. Qual a primeira coisa que você faz quando acorda? Pega o celular para ver as mensagens ou para se atualizar com as informações diárias, certo? Você levanta e vai trabalhar de Uber, passa o dia lidando com sistemas que integram todas as áreas e, quando volta pra casa, você pede comida por um aplicativo no celular.

Estamos rodeados de tecnologia e ela contribui para um mundo melhor. No entanto, ainda que busquemos as tecnologias mais incríveis, é o homem quem as inventa e as torna tangíveis. Todo potencial está no homem. Por isso a importância das pessoas em uma empresa de tecnologia.

Com certeza, o fato de a TOTVS ser brasileira faz muito a diferença. É motivo de muito orgulho trabalhar em uma empresa brasileira líder do mercado na América Latina. Mas o fator mais importante para mim é, como consequência, estarmos no local onde as diretrizes são pensadas, podendo assim contribuir para a sua construção, e não apenas segui-las.

 

O que te levou a escolher a TOTVS como empresa?

Desde minhas primeiras aulas de ERP na faculdade eu já escutava o nome da TOTVS e tinha uma admiração por ela, pela sua posição no mercado e pela influência do CEO em todo o segmento. Apesar de nunca ter trabalhado em uma empresa de tecnologia e ser Engenheira de Produção, eu sempre consegui ver a relação entre os dois mercados e me encanta a necessidade de entender o que é valor para o cliente para desenvolver nossos produtos.

Entretanto, acima de tudo, considero que o fator decisivo para minha escolha foi o modo como o processo seletivo de trainee foi conduzido e sua proposta de carreira.

 

A TOTVS tem falado bastante de sua nova fase: a da transformação digital. Conta pra gente um pouco do que se trata e quais serão as oportunidades dos novos trainees dentro deste cenário.

Hoje a aposta da transformação digital da TOTVS é o projeto TOTVS digital, que muda o modus operandi de todas as áreas da empresa. Nosso CEO, Laércio Cosentino, sempre nos fala sobre a filosofia de “tudo o que já fizemos pode ser feito de maneira diferente quando conectamos pessoas e coisas para a geração de negócios”.

Esse projeto se sustenta em 4 grandes pilares: nossa cultura, com atitudes mais digitais (+essencial, +simples e +conectado), nosso portifólio de soluções, visando a uma plataforma híbrida, colaborativa, 100% mobile e cloud, nossos processos, sendo 100% digitais (para isso usamos muito na empresa práticas de design thinking, UX etc) e o compromisso 100% com a qualidade do nosso atendimento (análises preditivas e capacitações). Para fomentar toda essa mudança, estamos mudando no começo do ano que vem para um novo prédio, uma nova sede, muito mais tecnológica.

Precisamos de jovens empreendedores e inovadores para construir a TOTVS dos próximos anos, e são esses jovens que buscamos no programa de trainee. Muitos processos deverão ser revisados e aprimorados para aderir ao novo modelo de trabalho.

 

Conta um pouco pra gente sobre o processo seletivo de trainee da TOTVS.

Como eu disse, o fator decisivo para minha escolha foi o processo seletivo, realmente prático, ágil e ganha-ganha. No processo tivemos diversas fases, vídeo, experiência de aprendizado onde somos protagonistas, resolução de problemas por design thinking e painel com gestores, que possibilitaram compreender a verdadeira aderência da minha cultura com a da TOTVS. O foco é realmente entender se a empresa e o candidato compartilham dos mesmos valores, para ser um local onde o jovem desenvolva ainda mais seu potencial.

 

O que você acha que é essencial em um trainee da TOTVS? Qual seria a sua dica para os futuros candidatos?

O que eu acho mais essencial em um trainee da TOTVS é ser proativo e ágil. Com a transformação digital, não temos tempo para “reinventar a roda”, precisamos pensar de maneira simples, prática, inteligente e fazer as coisas acontecerem. Aqui realmente somos protagonistas da nossa carreira, então precisamos agir como tal. A empresa deseja isso de nós e temos respaldo para sermos assim.

 

E aí? Deu match? Então não deixe de se inscrever! Só não vale deixar para o ano que vem, pois as inscrições encerram no dia 31/12/2016!

Inscreva-se para o Trainee TOTVS 2017.



Seja um apoiador(a)

Se você gosta do Vida de Trainee e deseja ver esse projeto crescer, considere tornar-se apoiador.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!