Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Encontre sua vaga de estágio ou trainee

08.01.2014 | em Sobre o blog

encontre-vaga-estagio-trainee-busca

Olá, pessoal!

Hoje eu queria falar pra vocês sobre uma das coisas que me dão mais orgulho no VT: a ferramenta de busca de vagas.

Desde que eu criei o blog, há quase 4 anos, queria poder oferecer esse recurso aos leitores, mas não podia por conta de limitações tecnológicas.

Ao longo desse tempo, o nosso calendário de inscrições evoluiu bastante. De um post semanal com uma “figura de calendário” (imagine só!), o modelo atual traz informações super detalhadas, navegação por mês/ano e visualização no formato tradicional ou de lista (próximos encerramentos).

E foram esses avanços que possibilitaram a criação desse poderoso mecanismo, a mais avançada busca de vagas de estágio e trainee do mercado. Afinal, além de possuir diversos filtros, é a única que reúne oportunidades oferecidas por consultorias, sites de bancos de currículo e outras empresas.

A ideia desse artigo é explicar para vocês cada campo da busca, bem como a sua “lógica”, para que vocês tirem o melhor proveito possível desse instrumento.

 

Encontre a sua vaga de estágio ou trainee

 

Quais são os programas de trainee que abrem no primeiro semestre?

Muitos leitores me fazem essa pergunta, uma vez que boa parte das empresas só abrem inscrições a partir do mês de agosto. No entanto, esse mercado tem crescido tanto que hoje há programas para se inscrever durante o ano todo.

Para ter uma ideia de quais programas abrem inscrições em uma determinada época é muito simples: Basta acessar o calendário do VT, escolher o mês desejado e selecionar o ano anterior. A cada intervalo que você verificar, terá uma boa noção de quais empresas costumam abrir inscrições naquele período.

 

Por onde eu posso acessar a busca de vagas?

A busca simples, com os campos mais comuns (programa, curso e período de conclusão), está disponível em todas as páginas do blog, na lateral direita (ou no final da página no caso de tablets e smartphones).

Já a busca avançada se encontra na página principal do calendário do VT.

 

Como eu sei quais programas estão com inscrições abertas e encerradas?

A busca lista os resultados em ordem decrescente de prazo (do mais recente para o mais antigo). Assim, aqueles que tiverem data futura estão com inscrições abertas e, com datas passadas, encerrados. Se já nos primeiros da lista a data for antiga, isso quer dizer que não há vagas abertas com o critério solicitado no momento.

 

Quais filtros devo utilizar?

 

Empresa

  • Quer saber se a Nestlé ou alguma outra empresa já abriu inscrições? Basta digitar o nome nesse campo (não precisa nem de acentuação). Se o prazo que aparecer nos resultados for antigo, ao menos você poderá clicar no post para conhecer mais detalhes sobre o programa, para estar preparado quando as inscrições começarem
  • Quer saber se o Facebook ou outra companhia tem programa de trainee? Preencha o nome nesse campo e torça para que apareça algum resultado. Se não tiver nada, é bem provável que essa organização nunca tenha oferecido esse tipo de oportunidade. Mas quem sabe ela não abre justamente nesse ano pela primeira vez? Pra não correr o risco de perder essa chance, é só acompanhar assiduamente o calendário do VT =)

 

Programa

  • Escolha “Estágio” ou “Trainee” se só desejar ver um desses tipos de programa nos resultados
  • #Dica: Você pode fazer esse filtro no próprio calendário, fazendo com que apareçam apenas as vagas “azuis” (Trainee) ou “verdes” (Estágio). Os links para fazer essa seleção estão logo abaixo do calendário

 

Curso

  • Quer saber se existem programas de estágio/trainee que aceitam o seu curso? É só selecionar o seu curso e cruzar os dedos. Mas não fique triste se não aparecer nenhum resultado, pois você também pode buscar as oportunidades que aceitam “Todos os cursos” ou a sua área de formação (Humanas, Saúde, Exatas)
  • #Dica: Quem quiser arriscar, ainda vale buscar por cursos similares e entrar em contato com as empresas para perguntar se por um acaso elas não aceitariam o seu curso também…

 

Idioma

  • Para esse filtro, é importante notar que, ao escolher “Inglês Avançado”, por exemplo, os resultados mostrados serão apenas das empresas que exigiram esse nível de conhecimento no idioma (não serão listados níveis abaixo, como “Inglês Intermediário”)
  • A opção “Inglês Desejável” é equivalente a “Inglês Básico”, pois no fundo querem dizer a mesma coisa
  • Se você tiver conhecimento em um outro idioma (Francês, Italiano, Alemão etc) pode selecioná-lo para ver que empresas o mencionam em seus pré-requisitos, seja como “essencial” ou “diferencial”
  • Em breve teremos também a opção “Não exige inglês” para destacar as empresas que não solicitam esse pré-requisito

 

Local

  • Aqui não tem mistério. Selecione o Estado em que possui interesse de trabalhar. Se não ficar contente com o número de resultados, pode buscar também as vagas que são para todo o “Brasil” (muitos programas de trainee não especificam os locais das vagas). Em alguns casos, nós citamos na descrição da oportunidade os estados onde a empresa em questão possui unidades (fábricas, escritórios, lojas etc)
  • A opção “Exterior” se refere apenas aos programas que possuem vagas fora do Brasil, e não àqueles que possuem módulos internacionais. A existência de viagens e cursos no exterior é apresentada no post da vaga, no item “Desenvolvimento”

 

Conclusão

  • Esse é um dos recursos mais fantásticos da busca de vagas do VT. Basta preencher quando você irá se formar (ou quando se formou) que a busca irá retornar todos os programas que incluem o seu período de formação. Vamos supor então que, por conta das greves das federais, você se formou em maio de 2013. Ao digitar 2013-05 nesse filtro (formato AAAA-MM), você saberá todos os programas que aceitam essa data de formatura em seu intervalo de graduação (ex: de dez/2011 a dez/2013)

 

E com esse campo chegamos também ao fim desse artigo. Mas se você ainda tiver alguma dúvida sobre a ferramenta de busca ou outros temas, não hesite em perguntar.

Até a próxima e continuem buscando!

Compartilhe!

Cíntia Reinaux

Cíntia Reinaux tem 32 anos e um orgulho danado de ser pernambucana. Há 7 anos dedica uma parte de seu tempo para preparar jovens para o mercado, por meio do Vida de Traine e de seu trabalho como coach e mentora de carreira.

Twitter - Facebook - Google Plus - Linked In - RSS
Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!

  • Débora Raíssa Marçal

    Encontrei o site que eu preciso! Estou surpresa com a organização de vocês! Com a ajuda de Deus, esforço meu e as dicas de vocês, conseguirei o meu tão sonhado trainee! Parabéns à Equipe responsável pelo site, vocês estão de parabéns!

    • Puxa, muito obrigada, Débora! Fazemos o site com muito carinho. Abraços