Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Correspondente VT 006: Como se preparar para os processos seletivos

19.10.2017 | em VTcast

título Correspondente VT digitado em máquina de escrever

Aperte o play para ouvir ou, para fazer o download, basta clicar na seta para baixo que está ao lado do título do episódio no player.

Acompanhe os podcasts do VT

 

Como se preparar para os processos seletivos

As seleções para os programas de estágio e trainee estão cada vez mais concorridas. Em alguns casos – como é amplamente noticiado – a concorrência chega a ser maior do que a de vestibulares e concursos públicos.

Diante desse cenário, como um candidato ou candidata pode se preparar para encarar esse desafio? Seguir os passos abaixo é uma excelente maneira de começar.

 

1) Reflita sobre a sua história

Em uma folha de papel, liste as suas experiências mais marcantes – profissionais e pessoais – e faça uma reflexão sobre por que elas foram significativas para você e o que você aprendeu com elas. Quais atitudes mais lhe ajudaram a superar as situações? E o que faltou para que os problemas fossem resolvidos mais rapidamente ou com um resultado diferente?

Ao final você terá um entendimento melhor sobre quais são os seus valores, os seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar. E, de quebra, ainda terá vários exemplos de como tudo isso influencia o seu trabalho e as suas decisões.

 

2) Conheça a empresa

Faça uma pesquisa minuciosa sobre a cultura da organização. Aprenda sobre a sua história, missão e valores, bem como sua forma de trabalhar. Estude sobre o negócio, seus produtos e metas para os próximos anos. Leia sobre o mercado e seus concorrentes em matérias de revistas e jornais. Por fim, visite a empresa, suas lojas físicas, perfis nas redes sociais, sites nacionais e internacionais.

Depois de coletar todas essas informações, compare os valores da companhia com os seus e descubra no que vocês mais combinam. A seguir, analise de que forma você pode ajudar a empresa a alcançar os seus objetivos e o que ela pode lhe oferecer.

Assim você terá estampado nos olhos o entusiasmo de quem encontrou a empresa onde irá construir a sua carreira.

 

3) Cuide dos preparativos

Pesquise sobre como chegar ao local de seleção e planeje o seu deslocamento. A pontualidade é muito importante.

Escolha uma roupa que seja ao mesmo tempo confortável e adequada ao ambiente de trabalho. Uma dica é observar como os colaboradores se vestem em vídeos institucionais ou em materiais de divulgação de vagas e oportunidades da empresa.

Ao seguir esses passos, você terá uma participação mais confiante e segura nos processos seletivos, fazendo com que se aproxime cada vez mais da tão sonhada aprovação.

 

Cíntia Reinaux para o Vida de Trainee.

 

O Correspondente VT é publicado semanalmente às quintas-feiras.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!