Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Correspondente VT 003: Serendipidade

23.06.2016 | em VTcast

nome da coluna digitado em máquina de escrever

Aperte o play para ouvir ou, para fazer o download, basta clicar na seta para baixo que está ao lado do título do episódio no player.

Acompanhe os podcasts do VT

Serendipidade

No meu tempo de faculdade, os smartphones ainda não existiam, o que fazia com que a espera pelo ônibus fosse ainda mais chata e entediante do que é hoje. Como não havia nada para fazer, eu me distraía memorizando o número das linhas que passavam pelo ponto.

E assim transcorreram vários meses, com dias igualmente exaustivos ou, talvez, exaustivamente iguais. Até que, depois de um dia particularmente puxado, desses que você não vê a hora de chegar em casa, uma senhora muito simples me perguntou qual era a condução que vinha surgindo, pedindo desculpas por não saber ler.  

Naquele momento, eu imaginei o quão difícil deveria ter sido viver por tantos anos dependendo da ajuda de outras pessoas para tarefas tão corriqueiras quanto utilizar o transporte público.

Foi aí que me ocorreu uma ideia brilhante. E arrisquei: “A senhora consegue ler números?”

Diante da resposta positiva, não pude conter a minha alegria! Não poderia ter sido melhor ainda que eu tivesse planejado. Um verdadeiro caso fortuito de serendipidade. Naquele instante ficou claro para mim que, sem saber, eu havia criado o hábito de decorar todos aqueles códigos só para quando esse dia chegasse.

Expliquei então como cada rota tinha uma numeração diferente e revelei aquela que a humilde senhora deveria aguardar. Com o brilho nos olhos de quem acaba de fazer uma grande descoberta, ela me pedia mais exemplos e treinava a cada coletivo que dobrava a esquina. E para a minha surpresa, foi a própria aluna quem me avisou que o meu transporte se aproximava.

E pela primeira vez em muito tempo eu percorri o caminho para casa me sentindo leve, sem nenhum sinal de cansaço…

Cíntia Reinaux para o Vida de Trainee.

 

O Correspondente VT é publicado semanalmente às quintas-feiras.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!