Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Correspondente VT 002: Expectativas

16.06.2016 | em VTcast

nome da coluna digitado em máquina de escrever

Aperte o play para ouvir ou, para fazer o download, basta clicar na seta para baixo que está ao lado do título do episódio no player.

Acompanhe os podcasts do VT

Superando expectativas

Depois de um processo seletivo super concorrido, a felicidade da aprovação em um programa de estágio ou trainee é algo indescritível.

Só que ter uma oportunidade como essa é parecido com entrar em uma grande universidade: passar no Vestibular foi só o começo. Para se manter lá – e se destacar ainda por cima – você terá de ralar como nunca!

Na época em que conduzia treinamentos de integração para novatos, sempre procurei despertar em cada um o entusiasmo de quem tem muita vontade de aprender e fazer mais do que o esperado.

Já cansei de ver estagiários se queixando de que só executam atividades operacionais e que gostariam de algo mais desafiador. Contudo, raros são aqueles com iniciativa suficiente pra mudar esse cenário.

Pra começar, toda tarefa pode ser feita de um modo mais rápido e eficiente, especialmente as rotineiras. Sim, poder até ser verdade que qualquer pessoa seria capaz de realizar aquela função, mas será você, com toda a sua garra e qualificações, que implementará as melhorias de que ela precisa. E ganhará pontos com o seu gestor por isso.

Um outro ponto é que você também não deve ficar esperando alguém lhe pedir para fazer algo, e sim buscar a todo o momento oferecer ajuda, pois somente assim conseguirá assumir responsabilidades cada vez maiores. Em toda empresa existe um colega sobrecarregado que ficará feliz da vida em repartir alguns de seus projetos. Como recompensa, um novo desafio e muitos elogios pelo excelente espírito de equipe.

No entanto, de nada esses esforços adiantarão se faltar profissionalismo. Seja pontual. Não apenas na hora de bater o ponto, mas também na entrega de relatórios e em reuniões. Mas se o atraso for inevitável, avise com antecedência. Para construir uma boa imagem, vista-se de maneira adequada, evite palavrões e gírias e tenha sempre uma postura educada e respeitosa.

Acima de tudo, busque alinhar expectativas, pois não há como “ir além” sem saber o que se espera de você. O alinhamento é essencial para definir prioridades. Aproveite esse momento para entender prazos e objetivos e os negocie novamente caso perceba que não poderá cumpri-los.

Ao adotar essas atitudes, não apenas você estará demonstrando comprometimento, responsabilidade e maturidade como também estará mais perto de uma efetivação ou promoção no trabalho.

Cíntia Reinaux para o Vida de Trainee.

 

O Correspondente VT é publicado semanalmente às quintas-feiras.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!