Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Correspondente VT 001: Empatia

09.06.2016 | em VTcast

nome da coluna digitado em máquina de escrever

Aperte o play para ouvir ou, para fazer o download, basta clicar na seta para baixo que está ao lado do título do episódio no player.

Acompanhe os podcasts do VT

 

A empatia pode ser uma grande aliada na construção de relacionamentos

Há alguns anos eu trabalhei no Canadá, em um projeto que envolvia vários países. Por esse motivo, todas as conferências, contatos e reuniões eram realizados em inglês.

Eu, que era nova na empresa, estava ainda meio “perdida” quando fui encarregada de uma etapa que deveria ser tratada diretamente com a Romênia.

Comecei então a escrever o meu primeiro e-mail para aquela equipe, ainda meio sem jeito por não conhecer ninguém e ao mesmo tempo querendo passar uma boa impressão.

Foi aí que eu me dei conta de que, assim como para mim, para eles o inglês também não era a sua língua materna. E daí eu tive uma ideia: por que não abrir a conversa com uma saudação romena?

Depois de uma rápida pesquisa na Internet, montei um pequeno banco de expressões rotineiras, tais como “bom dia!”, “como vai?” e “obrigada!”, e então compus o texto do e-mail com algumas delas.

A resposta não poderia ter sido mais calorosa! Os romenos ficaram tão felizes e surpresos com a delicadeza e atenção que receberam que chegaram até mesmo a comentar com a minha chefe!

Bem, depois dessa quebra de gelo, a nossa troca de mensagens fluiu naturalmente e passou a ser recheada de expressões tanto em romeno quanto em português, pois eles também quiseram retribuir a gentileza.

Ao longo dos anos, esse pouco que aprendi de romeno já me ajudou a iniciar amizades e até mesmo a provocar a curiosidade de recrutadores em processos seletivos. E tudo porque em um dia lá atrás eu tive um momento de empatia e me coloquei no lugar das pessoas que iriam receber a minha mensagem…

Cíntia Reinaux para o Vida de Trainee.

 

O Correspondente VT é publicado semanalmente às quintas-feiras.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!