Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Como tirar as resoluções de ano novo do papel

21.01.2019 | em Dicas

Chega de repetir a mesma lista todo fim de ano sem colocá-la em prática

Lista numerada de 1 a 5 sob o título "2019 New Year's Resolutions" em um caderno aberto com uma caneta em cima.

Já passamos da metade de janeiro, época em que muita gente começa a se dar conta de que não será tão fácil assim cumprir as resoluções de fim de ano.

Hoje darei algumas recomendações para que a sua lista não termine esquecida em uma gaveta até que a música de Simone volte para lhe assombrar (“Então é Natal… E o que você fez?”).

1) Estabeleça prioridades

Considere a sua lista como um exercício de brainstorm. Nela você fez um levantamento de tudo o que deseja mudar em sua vida. Isso não significa que você precisará realizar todos os itens, muito menos de uma só vez.

Analise cada resolução atentamente. Quais delas, caso sejam cumpridas, terão um maior impacto em todas as áreas da sua vida? Selecione no máximo 3 itens. Eles serão o seu foco em 2019.

2) Entenda o seu porquê

Certas intenções só vão parar em nossa lista porque acreditamos ser isso o que alguém ou mesmo a sociedade como um todo espera de nós. A sua vida não é um checklist a ser ticado, muito menos precisa seguir um script que outros escreveram para você.

Qual o significado que esses intuitos têm para você? Por que é importante realizá-los? Como você irá se sentir quando alcançá-los? Sem encontrar a sua real motivação, pode ser que você já desista no primeiro obstáculo.

3) Transforme desejos em metas

Como Peter Drucker costumava dizer, “o que não pode ser medido não pode ser gerenciado”. “Aprender inglês” é apenas um desejo. Falta clareza: como saber que esse objetivo foi conquistado? Esse é um conceito muito subjetivo:

“Terei aprendido inglês após tirar o certificado de proficiência da Universidade tal.”

“Terei aprendido inglês quando entender a minha série favorita sem colocar legenda.”

A principal dica para definir metas é que sejam S.M.A.R.T. (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais, limitadas a um prazo).

Assim, “Ser capaz de fazer uma entrevista de emprego em inglês até 31 de dezembro de 2019” é uma meta.

4) Busque soluções que estão ao seu alcance

Aqui é onde as pessoas começam a “quebrar as promessas” e vão aos poucos abandonando suas resoluções. Há anos você leva uma vida sedentária, mas espera sinceramente que a partir de hoje conseguirá ir 5 vezes por semana à academia (sabe de nada, inocente!). Você quer falar um outro idioma, mas falta grana e a agenda está cheia por conta do trabalho e faculdade, então já usa isso como desculpa. E assim por diante.

E se você buscasse caminhar duas vezes por semana e ir aumentando a meta aos poucos, à medida que for consolidando esse novo hábito? E que tal fazer um curso online de inglês por menos de 30 reais? Isso mesmo! É verdade esse bilhete.

A Udemy, nossa parceira, quer te ajudar a tirar as resoluções do papel e está com uma promoção mara em todo o seu catálogo, incluindo o “Curso de Inglês! – O Fantástico Método para Ser Fluente“, um dos mais procurados na plataforma (mais de 20 mil alunos).

Pode ser que esse curso isoladamente não seja o suficiente para o seu objetivo, mas a direção importa mais do que a velocidade. Aos poucos, você pode ir buscando novos cursos para o seu aprimoramento. O mais difícil é sair do lugar, e você já terá concluído essa etapa.

O que eu acho mais legal na Udemy é que lá você tem acesso vitalício ao conteúdo adquirido. Em 2018, por exemplo, eu fiz o curso de “Independência Financeira: O Guia para Iniciantes” e já estou me programando para rever algumas aulas em 2019 em paralelo com a leitura dos livros recomendados.

Só não vale se inscrever e “deixar pra lá”, combinado? Coloca aí na sua meta um prazo para concluir o curso (3 meses por exemplo).

5) Acompanhe e corrija o rumo

Você já definiu o que quer alcançar e como pretende fazer isso. A questão é: como saber se chegará ao destino dentro do prazo estipulado? Acompanhando, oras!

Não deixe para rever sua lista quando o shopping perto da sua casa já estiver montando a decoração de Natal. As suas metas precisam ser monitoradas sempre! Inclusive é de bom tom deixá-las em um local bem visível e colocar um lembrete no celular para analisá-las periodicamente. Assim você irá identificar se o seu plano de ação está te levando pra mais perto do resultado ou se você precisa de uma nova estratégia.

Por sinal, essa é uma excelente oportunidade de colocar as suas habilidades no Excel em prática, caso não esteja trabalhando. Saber construir planilhas e analisar indicadores é algo exigido tanto para o pessoal de Exatas quanto para a galera de Humanas que corre dos números.

Aqui vão duas dicas de cursos que também estão lá na Udemy:

E aí? Gostaram das dicas? Já conheciam a Udemy? Que outros cursos vocês recomendam? Deixem as suas sugestões nos comentários.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!