Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

Como se preparar para os testes de raciocínio lógico

14.05.2015 | em Dicas

dicas-vida-trainee-testes-raciocinio-logico

Olá, pessoal!

Atendendo a pedidos, preparei uma série especial voltada para os testes online dos processos seletivos para trainee. Atualmente, essa fase é responsável pela eliminação de mais de 50% dos selecionados na triagem, o que é uma pena. Afinal, é o tipo de situação em que você só está competindo consigo mesmo, uma vez que, em muitos casos, basta uma pontuação mínima, acima da nota de corte, para garantir a aprovação para a próxima etapa (algumas empresas também utilizam ranking).

Para começar os trabalhos, escolhemos a matéria mais temida: Raciocínio Lógico.

Antes de mais nada, é importante deixar claro que, nesse quesito, o “pessoal de Exatas” não está necessariamente em vantagem em relação à “galera de Humanas”. Muito mais do que habilidades matemáticas, essa disciplina costuma avaliar a capacidade cognitiva daqueles que buscam uma vaga de estágio ou de trainee. Portanto, quem dispõe de uma boa interpretação de texto tem mais chances do que aqueles com aptidão para fazer “contas de cabeça”, por exemplo.

Desse modo, o objetivo dos testes de lógica é identificar candidatos que saibam estruturar bem o raciocínio em um curto espaço de tempo, pois essa competência pode ser um grande diferencial no ambiente frenético das corporações atuais.

 

Como se preparar para os testes de raciocínio lógico

O que estudar

Em primeiro lugar, é preciso dominar a Matemática Básica (Aritmética e Álgebra):

  • As 4 operações, frações, razão e proporção, regra de 3, porcentagem
  • Teoria dos conjuntos (união e intersecção, diagrama de Venn)
  • Equações de 1º grau (e ocasionalmente de 2º grau)

Parece bobagem, mas eu garanto que dá para resolver pelo menos metade da prova apenas com as ferramentas listadas acima. Isso porque muitos dos enunciados são daqueles “probleminhas clássicos”, que a gente resolvia no colégio lá pela 8ª série. Em textos futuros eu vou publicar a resolução de algumas questões utilizando essas técnicas.

Já em um nível intermediário, por assim dizer, é preciso ter noções de lógica. E é aí que a coisa começa a desandar, pela simples razão de que quase ninguém viu esse assunto nos tempos de escola. Olha só o que é preciso conhecer:

  • Compreensão de estruturas lógicas para deduzir novas informações (a partir do que foi informado antes)
  • Lógica proposicional e de argumentação (diagramas lógicos, associações, analogias, inferências, deduções e conclusões)
  • Raciocínio sequencial (do tipo “qual é o próximo número da sequência?”)
  • Orientação espacial e temporal (questões que envolvem “localização no plano” e “calendários”)

Eu sei bem que muita gente não consegue “ver nenhuma lógica” nesses “probleminhas de pensar”, e é por isso que o próximo artigo da série será voltado para esse tema. #expectativa

Continuando a lista, para testes de nível mais avançado, eu recomendo revisar os seguintes pontos do Ensino Médio:

  • Progressão aritmética
  • Princípios de contagem (combinação e análise combinatória)
  • Probabilidade
  • Raciocínio geométrico (questões de área, volume, lados de polígonos etc)
  • Funções

Essa relação não cobre 100% dos testes, mas eu diria que quase tudo que “cai” está dentro desses tópicos.

 

Como estudar

Visto que a maioria dos conteúdos já foram estudados em algum momento de nossas vidas acadêmicas, uma boa forma de refrescar a memória é buscar por cursos de resolução de questões.

No entanto, para quem sempre teve dificuldade com Matemática, o jeito é “enfiar a cara nos livros”. Ou ainda, em tempos de web 2.0, uma outra alternativa é acompanhar aulas em vídeo (muitas são disponibilizadas gratuitamente).

Nesse sentido, a minha dica é pesquisar por cursos relacionados ao Enem e a concursos públicos. Seguem algumas indicações.

Cursos gratuitos de Matemática

Cursos gratuitos de Raciocínio Lógico

Cursos pagos de Matemática e Raciocínio Lógico

 

Onde praticar

Há alguns anos, uma “estratégia” bastante comum dos aspirantes a trainee era a de se inscrever em vários programas, mesmo aqueles em que não havia interesse, apenas para poder praticar os testes online. Nos dias de hoje, com cada vez mais consultorias adotando testes unificados, isso já não é mais possível, pois uma única prova passa a ser válida para seleções diversas.

Sendo assim, os concursos públicos novamente se apresentam como uma boa fonte na preparação para os testes, dessa vez para a prática por meio de exercícios. Muitos dos sites abaixo contam inclusive com questões comentadas. Confiram.

Questões de Raciocínio Lógico e Matemático

 

Como vocês podem ver, há opções de sobra para estudar e praticar para os testes de raciocínio lógico. Isso porque o artigo ficou muito grande e deu preguiça de analisar aplicativos de questões para smartphones (#ficaadica).

Espero ter ajudado especialmente àqueles que vêm sendo reprovados nessa fase e não sabiam nem por onde começar a se preparar (que tal compartilhar com os amigos que se encontram nessa situação?).

O segundo artigo da série será publicado na próxima quinta e tratará especificamente da parte de lógica.

Não deixem de comentar o que acharam e de fazer sugestões. 😉

 

Updates

Nesse espaço irei acrescentar mais dicas de sites com conteúdos para você estudar e praticar (também aceito indicações!):

  • Canal do Youtube Vestibulândia (dica do Willyan)

E terminou que eu fiquei tão focada no artigo que até me esqueci de que lá na Página do VT no Facebook tem questão toda segunda no #VTQuiz com gabarito da semana anterior. Um jeito super prático de estar sempre relembrando e revisando.

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!