Novidade!

Receba vagas no seu perfil por e-mail

3 formas de se manter minimamente informado

20.10.2017 | em VT Indica

3 barras verticais apresentam as logos do Canal Meio, Nexo Jornal e Podcast Mamilos
Olá, pessoal!

O VT Indica de hoje é voltado para quem anda sem tempo de acompanhar as notícias. Entre a correria do dia a dia e a nossa timeline de rolagem infinita, é um baita desafio filtrar o que é importante e se manter minimamente informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

Muitos profissionais acreditam que, por já terem passado da fase do Vestibular, com suas redações e questões sobre “Atualidades”, escaparam do pior e não precisam mais se preocupar em estar por dentro da última reviravolta da política ou ataque terrorista.

Desculpe a franqueza, mas essas pessoas estarão perdidas se continuarem com essa mentalidade. Ter um bom entendimento da sociedade em que vivemos não apenas é um dever de todo cidadão como é essencial para se destacar no mundo corporativo.

Uma boa visão de mudanças legislativas e tendências econômicas ou culturais, por exemplo, fornece insights preciosos sobre os rumos que um determinado segmento ou organização deve tomar. Sabendo disso, não é incomum que gestores perguntem a candidatos a sua percepção sobre a manchete da semana em processos seletivos.

É inegável a importância desse conhecimento. A grande questão, portanto, torna-se: Como dar conta de tudo isso quando sequer conseguimos ver o telejornal?

O artigo de hoje fornece 3 opções simples e práticas para alcançar esse feito.

 

1. Leia a newsletter Meio

A newsletter Meio é, como os próprios idealizadores costumam dizer, “o jornal para quem não tem tempo de ler jornal”. O seu maior trunfo está na curadoria, que navega por temas que vão da política ao último lançamento do Netflix.

De segunda a sexta, eles enviam logo cedo um e-mail com uma pequena análise de tudo o que está acontecendo. A equipe promete uma leitura de até no máximo 8 minutos, o que é bastante razoável para alguém que se propõe a cobrir pelo menos o básico.

E o legal é que, sempre que algo lhe chamar atenção o suficiente para querer saber mais, é só clicar no link para ler a fonte do comentário. Melhor que isso só se a newsletter fosse gratuita… E é! Então, o que está esperando?

Assine a newsletter Meio

 

2. Assista ao “Extratos da Semana” do Nexo Jornal

Toda sexta, o Nexo Jornal publica um vídeo de 3 a 4 minutos com o resumo dos principais fatos da semana. Sério, não tem como sintetizar mais do que isso. E não tem como dizer que “falta tempo”. É melhor assumir logo que está sem paciência ou sem vontade.

De quebra, o canal ainda produz vídeos curtos para explicar assuntos complexos, como O que é a dívida pública, ou curiosidades, como A história da exclamação. A minha dica é assinar o canal e ativar o sininho para receber notificações.

Assine o canal do Nexo Jornal no Youtube

 

3. Ouça o podcast Mamilos

Também às sextas-feiras, a Ju Wallauer e a Cris Bartis comandam o podcast Mamilos. Eu confesso que, aqui, o comprometimento é maior, uma vez que os episódios possuem em média 1h30 de duração. Não tenho muito a dizer em minha defesa, a não ser que vale muito a pena!

Caso você seja realmente pragmático(a), pode escutar apenas os 30 minutos iniciais, em que a turma do Mamilos faz um giro pelas notícias da semana. Mas o quanto estará perdendo!

Um dos podcasts mais ouvidos do país, o Mamilos é um verdadeiro oásis em meio ao deserto de polarização e intolerância em que nos encontramos. Ele debate temas difíceis, sem a pretensão, no entanto, de definir o lado “certo” e o “errado”.

É que a Ju e a Cris (e seus fantásticos convidados) possuem um talento fora do comum para, com muito amor e empatia, diluir certezas e provocar novas reflexões, sob os mais variados pontos de vista (de um extremo ao outro). Não à toa, de tão apaixonados, os seguidores do programa se autodenominam “mamileiros”.

Não acredita? Pois eu te desafio! Quem ouve o Mamilos nunca sai do mesmo jeito que entrou. Na minha humilde opinião, a melhor forma de seguir é assinando o podcast no aplicativo de sua preferência pelo seu smartphone.

Ouça o podcast Mamilos

 

E aí, pessoal? Gostaram das minhas sugestões? E vocês? Como fazem para acompanhar minimamente o que de mais importante acontece nesse mundo louco em que vivemos? Comentem!

 

Um grande abraço,

Cíntia Reinaux

Posts relacionados

Mais recentes » « Mais antigos

Deixe seu feedback!